terça-feira, 14 de outubro de 2008

Violino e piano em recital no Teatro Paiol

Nesta quarta-feira (15), às 20h, a violinista Bettina Jucksch e a pianista Carmen Célia Fregonese executam obras de compositores paranaenses.

O cartaz do Teatro Paiol, às 20h desta quarta-feira (15), é o recital das instrumentistas Bettina Jucksch (violino) e Carmen Célia Fregonese (piano), com um programa que contempla obras de importantes compositores paranaenses. No roteiro estão as peças Romance sem Palavras, de Bento Mossurunga (1879-1970); Lamento dos Pinheirais, de Alceo Bocchino (1918); Vocalize e Sonata 87, de Henrique de Curitiba (1934 – 2008); e Sonata em Lá Menor, de João Poeck (1904 – 1983).

O recital é uma oportunidade de divulgar a música de câmera paranaense, em sua maioria desconhecida pelo público, tanto em relação às obras quanto aos compositores. O espectador terá contato com uma das composições de Bento Mossurunga, fundador da Escola de Música e Belas Artes do Paraná e da Orquestra Estudantil de Concertos, que depois se transformou na Orquestra Sinfônica da Universidade Federal do Paraná. Nascido em Castro (PR), Mossurunga é o autor do Hino do Paraná e legou uma extensa produção musical para o teatro, além de obras para orquestra, ao lado de sambas, tangos, choros, valsas, mazurcas e marchas carnavalescas.

O curitibano Alceo Bocchino, que vive no Rio de Janeiro, é outro compositor escolhido para o repertório. Tendo estudado com Villa-Lobos, Camargo Guarnieri e Francisco Mignone, Bocchino é membro da Academia Brasileira de Música e maestro titular emérito da Orquestra Sinfônica do Paraná. O também curitibano Henrique Morozowicz, conhecido como Henrique de Curitiba e falecido no início de 2008, será lembrado no concerto. O compositor deixou mais de 150 obras musicais nos gêneros instrumental, vocal e de câmara, com gravações e publicações em todo o Brasil e no exterior.

O programa termina com uma criação de João Poeck, que nasceu na Áustria, mas escolheu o Brasil para viver. Morando em Curitiba, foi fundador da Escola de Música e Belas Artes do Paraná, ao lado de Bento Mossurunga. Compositor e professor de piano, deixou um conjunto de importantes obras, no qual transparece sua admiração por Brahms.



As instrumentistas – As curitibanas Bettina Jucksch e Carmen Célia Fregonese têm um extenso currículo musical. A violinista Bettina Jucksch integrou a Orquestra Juvenil da Universidade Federal do Paraná e a Camerata Antiqua de Curitiba, além de ser uma das fundadoras da Orquestra de Câmara de Blumenau, sob a regência do maestro Norton Morozowicz. Também participou da Orquestra Sinfônica Brasileira como chefe de naipe, a convite do maestro Isaac Karabchewski. Com estudos na Suíça e na Dinamarca, tem especialização no ensino de violino para crianças e atualmente é membro da Orquestra Sinfônica do Paraná.

A pianista Carmen Célia Fregoneze tem se apresentado como solista e camerista no Brasil, Europa e Estados Unidos. Em 1992 realizou uma turnê em dez cidades da Alemanha, executando apenas obras de compositores brasileiros. Com mestrado em Música pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e graduação em desempenho musical na Musikhochschule Stuttgart (Alemanha), Carmen Célia terminou o doutorado em Música em 2007, na The Catholic University of América (Washington/EUA). Atualmente, é professora de piano e música de câmara na Escola de Música e Belas Artes do Paraná.



Serviço:

Recital com Bettina Jucksch (violino) e Carmen Célia Fregonese (piano), com obras de compositores paranaenses.

Data e horário: 15 de outubro de 2008 (quarta-feira), às 20h

Local: Teatro Paiol (Praça Guido Viaro, s/n – Prado Velho)

Ingresso: R$10

Nenhum comentário: