segunda-feira, 20 de outubro de 2008

VALFIERNO


VALFIERNO de Martín Caparrós

Páginas - 352

“Estou Valfierno. digamos que sou Valfierno. Ou melhor, eu era Valfierno. E foi como Valfierno que eu fiz uma coisa extraordinária: A hist
ória de uma vida. "

Em 22 de agosto de 1911, o mundo ficou chocado com um crime audacioso: Mona Lisa de Leonardo da Vinci foi roubada do Louvre. Apesar de algumas suspeitas sobre artistas "subversivos" como Picasso ou Apollinaire de que teriam perpetrado o roubo, não foram efetuadas prisões. Dois anos mais tarde, um italiano chamado Vincenzo Perugia foi detido após tentar vender a Mona Lisa para um comerciante de antiguidades de Florença - mas o mistério do roubo em si nunca foi resolvido satisfatoriamente.

Valfierno narra a história do falso Marquês Eduardo de Valfierno, autor intelectual do roubo da famosa La Gioconda em 1911. Neste livro de Caparrós vamos explorar a vida desse personagem intrigante, nascido como Gian Maria Bonaglia na cidade argentina de Rosario no final do século XIX, o filho de uma empregada de origem italiana. O texto desenvolve-se a partir de diferentes perspectivas, diferentes personalidades, idades e localizações geográficas. A historia é contada na primera e terceira pessoa, intercalando cenas da vida do personagem , a concepção do roubo e de uma série de entrevistas realizadas pelo jornalista americano Charles Becker, escolhido por Valfierno para narrar sua vida e obra após a sua morte.

"O crime, certamente, foi em si mesmo uma obra de arte do mais sofisticado engenho, e teve como ponto de partida o roubo da Mona Lisa, de Leonardo da Vinci, o quadro mais famoso do Museu do Louvre. A vida marginal, a busca desesperada por uma identidade, o florescimento como trapaceiro e falso marquês se cristalizam no escandaloso golpe de mestre. Valfierno é não apenas a magistral narração de uma história incrível, mas também uma reflexão sobre a identidade, sobre o valor da falsificação e da verdade."

O AUTOR
Nasceu em Buenos Aires em 1957. Entre 1976 e 1983 viveu em Paris e também em Madri. Formado em história pela Sorbonne, é jornalista, ensaísta e escritor. Publicou os romances Ansay o los infortunios de la gloria (1984), No velas a tus muertos (1986), El tercero cuerpo (1990), La noche anterior (1990), La Historia (1999) e Un dia en la vida de Dios (2001), além de crônicas, ensaios e traduções. O jornalista e escritor ganhou com Valfierno, o romance baseado em caso real de um argentino que roubou a lendária tela em 1911, o prêmio Planeta em 2004.





UM LANÇAMENTO





Nenhum comentário: