domingo, 5 de outubro de 2008

Uma breve história da filosofia moderna



Uma breve história da filosofia moderna
de Roger Scruton

Páginas - 378

Uma breve história da filosofia moderna é um dos mais conceituados trabalhos a abordar a jornada do pensamento contemporâneo. Assinado pelo especialista Roger Scruton, consiste em um estudo direcionado a todos os públicos – estudiosos, especialistas, curiosos. Proporciona uma verdadeira viagem através idéias de Descartes, tido como o fundador da filosofia moderna, aos mais influentes pensadores dos últimos séculos: Wittgenstein, Spinoza, Leibniz, Locke, Hobbes, Hume, Hegel, Kant, Schopenhauer, Kierkegaard, Nietzsche, Marx e Sartre, entre outros.

“Este livro apresenta uma visão sintética da história da filosofia moderna, a partir de uma perspectiva analítica”, escreve o autor no prefácio. “É necessariamente seletiva, mas espero ter identificado as principais figuras e as principais preocupações intelectuais que, desde Descartes, vêm formando a filosofia ocidental. Acredito que seja proveitoso abordar essas questões do ponto de vista da filosofia analítica, a qual, em anos recentes, passou a interessar-se pela história, que havia ignorado durante tanto tempo, e a buscar restabelecer suas ligações com a tradição intelectual do Ocidente.”

Muito bem sucedido na empreitada de propor um estudo da filosofia moderna adequado a todos os públicos, Scruton resume claramente as idéias de cada grande pensador e expõe as maiores preocupações intelectuais da filosofia ocidental. Além disso, explicita diversas vertentes como o Racionalismo, o Empiricismo e o Idealismo, chegando às correntes filosóficas mais recentes. Ao final de Uma breve história da filosofia moderna, Roger Scruton ainda sugere uma bibliografia para uma leitura mais abrangente dos temas de cada capítulo.

Para Alan Ryan, autor de Bertrand Russell: A political life, biografia de um dos maiores difusores da filosofia de todos os tempos, “Scruton escreve com uma clareza e fluência pouco usuais, e sua leitura é sempre um prazer (...) Esse é certamente um livro que pode ser dado a qualquer um com curiosidade sobre a filosofia.”

Sobre o autor

Roger Scruton nasceu em 1944 na Inglaterra, onde mora até hoje. Além de filósofo, é escritor e jornalista. Foi editor da Salisbury Review e colabora com o British Journal of Aestethics e com o OpenDemocracy.net. Considerado um dos grandes nomes da filosofia contemporânea, tem como uma de suas grandes preocupações o entendimento dos alcances da cultura ocidental. Entre seus livros estão: Philosophy: principles and problems, Spinoza, German philosophers, Aestethics of music, The meaning of conservatism e The west and the rest.

UM LANÇAMENTO

Nenhum comentário: