terça-feira, 14 de outubro de 2008

Recital de piano e voz na Capela Santa Maria

Duas apresentações, com dois programas diferentes, reúnem

obras de Schumann, Brahms, Strauss, Ravel, Bernstein e Gershwin.



Na quarta e na quinta-feira (15 e 16), às 20h30, na Capela Santa Maria – Espaço Cultural, acontecem dois recitais sob o título Diálogos Musicais Canto e Piano. Sobem ao palco o pianista Paulo Emiliano Piá de Andrade e a mezzo-soprano Rosemara Ribeiro, que veio da Alemanha especialmente para a temporada. As apresentações foram contempladas pelo edital de Música de Câmara na Capela Santa Maria, do Fundo Municipal da Cultura, dentro do Programa de Apoio e Incentivo à Cultura da Prefeitura.

Cada noite tem um programa diferente. Na quarta-feira constarão os lieder (canções arranjadas especialmente para piano e canto solo) de Robert Schumann, Johannes Brahms e Richard Strauss. Na quinta-feira, o repertório divide-se entre os franceses Francis Poulenc e Maurice Ravel e os americanos Leonard Bernstein e George Gershwin. Segundo Paulo Emiliano, a escolha dos números buscou a harmonização entre diferentes estilos musicais para canto e piano dentro do universo camerístico. “É diferente de um recital com árias de ópera, em que o piano toca reduções de orquestra. Aqui as peças já foram compostas originariamente para canto e piano”, observa o pianista.

Rosemara define o recital de quarta-feira (15) como sendo “muito feminino”, especialmente em Strauss e Shumann, cujas obras refletem as variações do amor e sua perenidade. Brahms também se ocupa do tema, porém de modo mais festivo. “São canções ciganas, leves”, explica Rosemara.

A segunda noite inicia com uma seleção de textos escritos para crianças, que serviram de inspiração para Poulenc e Ravel. Enquanto Ravel ocupou-se com os contos de Jules Renard, que descreve o reino animal, Poulenc valeu-se de poemas de Maurice Carême, por vezes melancólicos e surrealistas.

Os americanos Bernstein e Gershwin emprestam um tom jazzístico para a sessão, com peças que deram colorido aos grandes musicais do cinema. De Leonard Bernstein constam Lonely town e Lucky to be me, do filme Um dia em Nova York, de 1949, que levou o Oscar de melhor trilha sonora. De George Gershwin serão executados três prelúdios para piano solo e as canções Embraceable you e I got rhythm, do musical Louco por saias, de 1943.

Rosemara Ribeiro e Paulo Emiliano também comandam um workshop de Música de Câmara, das 9h às 12h de sexta-feira (17), na própria Capela Santa Maria – Espaço Cultural. O workshop é voltado ao aperfeiçoamento de estudantes de música interessados em trabalhar com música de câmara para voz e piano, e tem entrada franca.



Os artistas – Rosemara Ribeiro reside há onze anos em Karlsruhe, na Alemanha, onde desenvolve carreira artística. Formada pela Escola de Música e Belas Artes do Paraná – Embap, integrou a Camerata Antiqua de Curitiba. Deixou a Camerata em 1977 para estudar na Faculdade de Música de Karlsruhe, como bolsista da Fundação Richard Wagner. Atuou em várias óperas e, paralelamente, apresenta-se em concertos de diversas formações.

Paulo Emiliano Piá de Andrade, também graduado pela Embap, como bolsista da CAPES concluiu mestrado em Música na Indiana University South Bend, nos Estados Unidos. Fez estudos de pós-graduação na Rutgers University, com Susan Starr. Recentemente participou de apresentações camerísticas no Ensemble UnicenP e Trio Rerum Novarum, executando peças raramente apresentadas no Brasil.



Serviço:

Diálogos musicais canto e piano, com Rosemara Ribeiro (voz) e Paulo Emiliano Piá de Andrade (piano)

Data e horário: 15 e 16 de outubro de 2008 (quarta e quinta), às 20h30

Local: Capela Santa Maria – Espaço Cultural (Rua Conselheiro Laurindo, 273 – Centro)

Entrada: R$ 10 e R$ 5 (mais 1 kg de alimento não perecível)

Informações: (41) 3221-2840



Workshop de Música de Câmara com a mezzo-soprano Rosemara Ribeiro e o pianista Paulo Emiliano (dirigido a estudantes de música)

Data e horário: dia 17 de outubro de 2008 (sexta-feira), das 9h às 12h

Local: Local: Capela Santa Maria – Espaço Cultural (Rua Conselheiro Laurindo, 273 – Centro)

Entrada franca

Informações: (41) 3321-2840

Nenhum comentário: