quinta-feira, 9 de outubro de 2008

Recital de piano com obra de Henrique de Curitiba

Compositor curitibano é homenageado com apresentação

da pianista Letícia Lass

No próximo sábado (11), às 15h, a pianista Letícia Lass apresentará no auditório da Escola Municipal Donatila Caron dos Anjos, no bairro Uberaba, um recital dedicado ao compositor Henrique Morozowicz, falecido em fevereiro deste ano, que artisticamente adotou o nome de Henrique de Curitiba. O recital integra a série Piano Itinerante, da Fundação Cultural de Curitiba, que promove audições musicais em parques e espaços públicos da cidade, aproximando os artistas de platéias variadas. A entrada é franca.

“Este projeto tem o objetivo de divulgar a linguagem de um dos maiores compositores de Curitiba”, afirma Letícia Lass, que desde 2004 desenvolve um trabalho expressivo sobre Morozowicz. A récita intitulada Piano de Curitiba terá duração de uma hora.

Henrique de Curitiba compôs sua primeira obra, Variações para piano, aos 14 anos de idade, em 1948. Graduou-se em piano em 1953 pela Escola de Música e Belas Artes do Paraná. Missa breve, escrita em 1966, foi executada pela primeira vez três anos depois, sob regência de Padre Penalva. Esta obra divulgou seu autor nacionalmente.

Em 1990 participou do 34 Berliner Festagge des Theatres und der Musik, em Berlim, com a peça Suíte brasileira, para coral de câmara. O compositor deixou um acervo de 150 obras, entre elas peças para orquestra de câmara, piano, quarteto de cordas, coral e duos.

Serviço:

Piano Itinerante, com recital dedicado ao compositor Henrique de Curitiba, a cargo da pianista Letícia Lass.

Data e horário: 11 de outubro de 2008 (sábado), às 15h

Local: Escola Municipal Donatila Caron dos Anjos, Rua Alvorada, 460 – Uberaba.

Entrada franca.


Nenhum comentário: