quarta-feira, 8 de outubro de 2008

Personagem vítima de skinheads desperta reflexão sobre existência


O invisível de Mats Wahl
Tradução -Yma Vick
Número de páginas -232

A Butterfly Editora lança no Brasil O invisível, do escritor sueco Mats Wahl. Romance policial, o livro já foi traduzido para o inglês e adaptado ao cinema, inspirou filmes na Suécia (Den Osynlige) e nos Estados Unidos (The Invisible), com roteiros do próprio autor.

O protagonista de O invisível é o estudante Hilmer Eriksson, vítima de um fenômeno inexplicável. De repente, ele ficou invisível! Ninguém consegue enxergá-lo. Na sala de aula, seus colegas não notam sua presença. Hilmer escuta as conversas, movimenta-se entre as pessoas, mas elas não percebem que ele está no ambiente. O detetive Harald Fors está à sua procura: Hilmer foi considerado desaparecido. Fors suspeita que a cruz suástica, símbolo de triste recordação – a qual mãos anônimas grafitaram em alguns lugares –, tem relação com o sumiço do estudante, que não agüenta mais viver sem ser notado...

Voltado para o público em geral, esta ficção permeada de suspense trata de temas como espiritualidade – desperta uma reflexão sobre a existência –, racismo e neonazismo, à medida que revela o ódio e a violência os quais o personagem Hilmer enfrentou.

Sobre o autor

Maths Wahl é o autor de mais de 40 livros, peças de teatro e roteiros de cinema. Ganhou diversos prêmios literários na Suécia, Inglaterra e EUA. É graduado em pedagogia, literatura, história e antropologia na Universidade de Estocolmo, cidade onde reside. Durante anos atuou profissionalmente na área de educação e a partir dos anos 1980, voltou-se para a ficção, gênero que lhe rendeu fama e o tornou conhecido em vários países onde seus livros alcançaram o sucesso.

UM LANÇAMENTO DA

Nenhum comentário: