quinta-feira, 30 de outubro de 2008

Hora da Prosa com lançamento de boletim e vídeo sobre o Teatro Paiol

Os 35 anos de história do Teatro Paiol são contados numa nova publicação da Fundação Cultural de Curitiba. O teatro também é tema de um documentário dirigido por João Marcelo Gomes.



O Teatro Paiol é tema da nova edição do programa Hora da Prosa, desenvolvido pela Diretoria de Patrimônio Cultural da Fundação Cultural de Curitiba. Nesta quinta-feira (30), às 20h, no próprio teatro, personalidades que marcaram a história daquele espaço, um dos símbolos da cultura curitibana, estarão reunidas para uma conversa com o público. Participam do encontro o ex-prefeito Jaime Lerner, a ex-presidente da Fundação Cultural de Curitiba, Lúcia Camargo, os músicos Paulo Vítola e João Egashira, a atriz Yara Sarmento, o jornalista Silvio de Tarso e a produtora Luci Daros.

Durante a Hora da Prosa, a Fundação Cultural de Curitiba lança a publicação Teatro Paiol – 35 de Anos de Aplausos, que registra os principais momentos dessa trajetória. Com pesquisa de Débora Agulham Carvalho, o número 137 da coleção Boletim Casa Romário Martins relata desde os antecedentes da construção do paiol de pólvora, em 1906, numa área distante nos arredores da cidade, até a sua transformação em teatro, 65 anos mais tarde. O boletim mostra ainda os principais encontros, shows, concertos e encenações que passaram pelo palco do Paiol e que fazem parte da memória cultural da cidade.

Na ocasião será lançado também o documentário Paiol, de João Marcelo Gomes. Selecionado pelo edital Vídeo Digital 2006, do Fundo Municipal da Cultura, o vídeo aborda sua arquitetura peculiar, a adaptação para se tornar um teatro e os eventos que ali aconteceram. Com trilha original de Indioney Rodrigues, o vídeo contém depoimentos de Jaime Lerner, dos músicos João Bosco, João Egashira, Glauco Sölter, Arrigo Barnabé e Carlos Careqa, do historiador Marcos Napolitano (USP), do dramaturgo Rafael Camargo, do artista plástico Jair Mendes e da jornalista Mara Mourão.



História - O Teatro Paiol foi inaugurado no dia 27 de dezembro de 1971, com show de Vinícius de Moraes, Toquinho, Marília Medalha e Trio Mocotó. No espetáculo, Vinícius apresentou a composição inédita Paiol de Pólvora, que acabou dando nome ao teatro. O espaço nasceu na esteira das inovações urbanas ocorridas em Curitiba no início dos anos 70, sendo a primeira iniciativa de reciclagem de uma edificação de valor histórico-cultural. O Paiol agitou o ambiente cultural, deu novo fôlego às artes curitibanas e propiciou a criação da Fundação Cultural de Curitiba, em 1973.

O Paiol sempre contou com uma programação diversificada. Nos primeiros quatro anos, muitos espetáculos marcaram época, como Funeral para um Rei Negro, com o compositor Lápis e a cantora Evanira; a apresentação de Cidade sem Portas, de Paulo Vítola; e Arena conta Tiradentes, sucesso nacional de Augusto Boal e Gianfrancesco Guarnieri. Pouco depois surgiu ali o MAPA (Movimento Atuação Paiol), que nasceu com o intuito de mostrar ao público local o valor da produção musical dos compositores curitibanos.

A partir de 1979, o Paiol abrigou mais um projeto inovador – as Parcerias Impossíveis, encontros de personalidades de diferentes áreas e de opiniões contrárias. A primeira foi entre o jornalista João Saldanha e o músico Paulinho Nogueira. Depois teve parcerias entre Ziraldo e Sérgio Ricardo, Caetano Veloso e Jorge Mautner, Lula e Maurício Tapajós, Villas-Boas Corrêa e Sérgio Cabral, entre outras. Além de se consagrar como reduto da música curitibana, o Paiol também abrigou shows de inúmeros artistas nacionais. Pelo palco do Paiol passaram Zezé Motta, Djavan, Nana Caymmi, Alaíde Costa, Leni Andrade, Hermeto Pascoal, Baden Powell, Elza Soares e muitos outros.

Com base em fontes históricas e depoimentos recentes, a pesquisa apresenta uma retrospectiva da programação artística e cultural ao longo de mais de 30 anos. O boletim também inclui as reformas e os projetos de readequação do espaço. A mais recente foi concluída em março de 2006, dentro do programa de recuperação dos espaços culturais da Prefeitura de Curitiba. O teatro foi reinaugurado com show de Toquinho, que trouxe as lembranças da noite memorável ocorrida em 1971.



Serviço:

Hora da Prosa, com Jaime Lerner, Lúcia Camargo, Paulo Vítola, Yara Sarmento, João Egashira, Silvio de Tarso e Luci Daros. Lançamentos do Boletim Casa Romário Martins – Teatro Paiol 35 Anos de Aplausos e do documentário Paiol.

Local: Teatro Paiol – Praça Guido Viaro, s/n – Prado Velho

Data e horário: 30 de outubro de 2008 (quinta-feira), às 20h

Entrada franca.

Nenhum comentário: