sábado, 18 de outubro de 2008

História da Padaria América é tema da Hora da Prosa

Um dos estabelecimentos de panificação mais tradicionais de Curitiba será analisado em seus aspectos históricos e culturais. O encontro acontece na próxima quarta-feira (22), na Casa Romário Martins.


A Casa Romário Martins, espaço da Prefeitura Municipal, abriga mais uma edição do programa Hora da Prosa – Conversas sobre Patrimônio Cultural, às 18h desta quarta-feira (22). Desta vez, serão abordados os 95 anos de história e tradição da Padaria América. Os palestrantes são a nutricionista e pesquisadora em cultura alimentar Juliana Cristina Reinhardt e o chef Eduardo Henrique Engelhardt. A entrada é franca.

A Hora da Prosa traz para a discussão os aspectos históricos e culturais de um dos estabelecimentos mais antigos de Curitiba. Fazendo parte do patrimônio imaterial da cidade, a padaria mantém receitas e métodos artesanais que resistiram à modernização dos processos de panificação. Ainda hoje existem receitas do início do século 20, como a broa de centeio, considerada o carro-chefe do estabelecimento. Os conhecimentos foram repassados de pai para filho. Hoje o membro da família que detém os conhecimentos da panificação e as receitas da padaria é o bisneto do fundador, Eduardo Henrique.

A tradição da Padaria América foi construída ao longo dos anos e fortalecida pelos momentos de ruptura e inovação dos processos de elaboração de pães e doces. Para a família, a tradição existe por causa da qualidade. Para os clientes, a tradição também se mantém pela qualidade, mas principalmente pela identidade que a Padaria América conserva em seu ambiente e em seus produtos.

Uma das convidadas do encontro é a professora Juliana Cristina Reinhardt, do Curso de Nutrição das Faculdades Integradas Espírita, mestre e doutora em História pela Universidade Federal do Paraná, e pesquisadora da área de cultura alimentar e patrimônio imaterial. Também fará palestra o atual administrador da Padaria América, Eduardo Henrique Engelhardt, chef de cozinha pelo Centro Europeu.



Sobre o Hora da Prosa – O programa “Hora da Prosa – Conversas sobre Patrimônio Cultural” promove discussões de temas relacionados à história, memória e ao patrimônio cultural de Curitiba, sob a coordenação da Diretoria do Patrimônio Cultural da Fundação Cultural de Curitiba.

Os encontros acontecem na Casa Romário Martins com a participação de palestrantes escolhidos entre profissionais que atuam na área do patrimônio cultural, favorecendo um ambiente de divulgação de ações de patrimônio, debates, troca de informações. O evento conta com a parceria do IPHAN e do ICOMOS e o apoio do Instituto Municipal de Administração Pública – IMAP, através do qual é considerado como curso de capacitação para os funcionários da Prefeitura Municipal de Curitiba.

O projeto também conta com edições especiais, sempre em auditórios maiores, quando convidados discorrem sobre temas de relevância estadual e nacional. Todos os encontros são filmados em formato digital e incorporados ao Centro de Documentação da Casa da Memória, onde ficam disponíveis ao público para consulta e pesquisa.



Serviço:

Hora da Prosa – Padaria América – 95 anos de história e tradição

Data: 22 de outubro de 2008 (quarta-feira), às 18h

Local: Casa Romário Martins – Largo da Ordem, 30 – Setor Histórico

Entrada franca

Nenhum comentário: