segunda-feira, 6 de outubro de 2008

Georg Lukács - Etapas de seu pensamento




Georg Lukács - Etapas de seu pensamento
estético
de Nicolas Tertulian
Páginas: 304

Além de influenciar gerações de intelectuais no século XX e ter tido um papel fundamental para a compreensão e renascimento dos ideais marxistas, Georg Lukács também transformou a crítica literária em arte. Uma faceta que não fora explorada de modo exaustivo até o romeno Nicolas Tertulian reunir seus ensaios em Georg Lukács - Etapas de seu pensamento estético, livro escrito em 1980 e que a Editora Unesp agora traz ao Brasil.

Tertulian, que era amigo de Lukács e o considerava o principal pensador neokantiano da modernidade, acompanha a evolução do pensamento do húngaro desde sua juventude até uma idade mais avançada, ou seja, mais de cinco décadas de produção literária. Mas o foco mais atento é com as obras de síntese escritas por um Lukács maduro, em que a riqueza de suas idéias são mais perceptíveis e completas.

Georg Lukács - Etapas de seu pensamento estético abre a possibilidade de diálogo sobre a representação do filósofo e da importância de seus textos, priorizando sua forma estética. Lukács ganhou o título de teórico do realismo, por conta de seus pensamentos que abordavam a realidade empírica e absoluta. Também visava uma liberdade pura, que só seria conquistada longe de um mundo capitalista. O último capítulo do livro é a compilação de artigos escritos pelo romeno, ainda sobre a obra de Lukács, que traz comparações, por exemplo, entre as divergências dos pensamentos do filósofo e de Kant.

Georg Lukács - Etapas de seu pensamento estético é um estudo ininterrupto a respeito das condições humanas e das histórias que os acompanham.

Sobre o autor - Nicolas Tertulian nasceu na Romênia, em 1929. Sua tese de doutorado, defendida naquele país, foi sobre a estética de Croce e Lukács. Foi pesquisador na Universidade de Heidelberg, onde esteve por vários períodos. Por diversas vezes, foi convidado a ministrar cursos e proferir palestras em várias instituições de ensino e pesquisa em Paris. Desde o início da década de 1980 radicou-se em Paris, tendo sido diretor de estudos da École de Hautes Études en Sciences Sociales. Atualmente, aposentado, continua a presidir seminários nessa instituição de ensino e pesquisa, conhecida internacionalmente.

UM LANÇAMENTO

Nenhum comentário: