terça-feira, 7 de outubro de 2008

Esculturas de Jair Fantin em exposição na Casa Culpi


Da madeira surgem formas inusitadas, reveladas pelas mãos habilidosas do artista que faz da escultura e da poesia seus meios de expressão.



Nesta quarta-feira (8), às 19h, inaugura na Casa Culpi a exposição Troncos, que reúne 38 esculturas do artista plástico Jair Fantin. De madeiras como imbuia, cedro, canjerana e sassafrás, surgem formas enigmáticas e figuras humanas que revelam a sensibilidade do artista. A mostra permanece aberta ao público até o dia 9 de novembro, com entrada franca.

Nascido em São Mateus do Sul (PR), José Jair Sass Fantin foi criado na também paranaense cidade da Lapa. Depois de anos trabalhando na lavoura, descobriu na madeira e nas letras o seu talento. Desde 1993, Jair Fantin trilha os caminhos das artes plásticas e da literatura, como escultor, poeta e trovador. Com suas poesias já obteve várias premiações, além de ter mostrado suas esculturas em importantes espaços culturais.

Sobre o artista, diz a professora de história da arte, Ana Sílvia Paraná Mariano: “Fantin capta, transforma, deixando apenas o essencial do suporte que escolheu como meio de expressão artística, a madeira”. A apreciação completa-se com o comentário da curadora da mostra, Ana Itália Paraná Mariano: “Sua arte vem evoluindo numa verticalidade quase dançante e traz à tona, dos recônditos do inconsciente, intrincados detalhes que a estrutura interna da madeira lhe oferece para serem moldados por seus instrumentos”.


Serviço: Exposição Troncos, com 38 esculturas em madeira do artista plástico Jair Fantin Local: Casa Culpi – Memorial da Imigração Italiana (Avenida Manoel Ribas, 8.450 – Santa Felicidade) Data: de 8 de outubro (abertura às 19h) a 9 de novembro de 2008 Horário de visitas: de terça a sexta-feira, das 10h às 18h; sábados e domingos, das 9h às 15h. Entrada franca.

Nenhum comentário: