quarta-feira, 1 de outubro de 2008

Coro da Camerata faz homenagem ao compositor Bernstein, no fim de semana


Sob a regência de Ricardo Bologna, o coro apresenta “West Side Story” e “Chichester Psalms”, com a participação de meninos cantores. No programa também a estréia mundial da obra “Tecendo a Manhã”, de Eduardo Guimarães Álvares.



Um concerto com múltiplas atrações marca a agenda musical do fim de semana. Na sexta-feira (3), às 20h, e no sábado (4), às 18h30, na Capela Santa Maria – Espaço Cultural, o Coro da Camerata Antiqua de Curitiba, sob a regência do maestro Ricardo Bologna, faz apresentações em homenagem aos 90 anos de nascimento de Leonard Bernstein (1918 – 1990). O programa conta com a participação do grupo paulista Percorso Ensemble e dos meninos cantores Matheus de Castro Okraska e Leonardo Adamante, além da estréia mundial da obra Tecendo a Manhã, de Eduardo Guimarães Álvares.

O repertório escolhido para o concerto, dentro da temporada 2008 de espetáculos do Coro da Camerata Antiqua de Curitiba, sob o patrocínio da Volvo, exigiu uma preparação especial. Os solistas Matheus de Castro Okraska e Leonardo Adamante, de 12 anos de idade, são integrantes do grupo Canarinhos de Campo Largo e foram selecionados por meio de uma audição. Os meninos receberam orientação do maestro Théo de Petrus e terão participação importante na obra Chichester Psalms, de Leonard Bernstein, ao lado de Ana Vargas (soprano), Mirta Schmitt (contralto), Alexandre Mousquer (tenor) e José Brazil (baixo).

A homenagem a Leonard Bernstein, compositor norte-americano que rompeu fronteiras entre a cultura erudita e a popular, completa-se com a execução da peça West Side Story – Medley. O programa prossegue com a famosa composição do também norte-americano Samuel Barber, Adágio para cordas, Op 11 (transcrita para Coro misto), e a estréia mundial da obra Tecendo a Manhã, do compositor paulista Eduardo Guimarães Álvares, que exibe no currículo diversos prêmios, além da criação e comando de espetáculos de música cênica. Nessa obra, Álvares trabalhou sobre poema de João Cabral de Melo Neto.

O evento musical conta ainda com o grupo Percorso Ensemble, formado pelos instrumentistas Diogo Maia (clarineta), Douglas Kier (violoncelo), Liuba Klevtsova (harpa), Sérgio Carvalho (órgão), Elizabeth Fadel (piano) e Alfredo Lima (percussão), integrantes da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo (OSESP). Criado em 2002, o grupo apresenta-se com formação variada, podendo ir de um simples duo até uma pequena orquestra.

O Percorso Ensemble tem por objetivo divulgar obras dos séculos XX e XXI, com ênfase nas primeiras audições mundiais, além de desenvolver trabalhos que envolvem outras formas artísticas, como a dança, teatro, meios eletrônicos e multimídia. Com várias apresentações no currículo, o grupo gravou o primeiro CD em 2007, sob o título “Berio +”, e prepara o lançamento do segundo, com obras de jovens compositores brasileiros.



O maestro – Nascido em São Paulo, Ricardo Bologna obteve o mestrado em 1995, no Conservatório de Música de Genebra (Suíça), junto com o “Prêmio de Virtuosidade”. Em 1997, terminou a especialização em Marimba, no Conservatório de Rotterdam (Holanda), no único curso voltado exclusivamente ao ensino desse instrumento. Como regente, estudou em Genebra, com o maestro Laurent Gay (99); no Rio de Janeiro, com o maestro Roberto Duarte (2000-01); e em São Paulo, com o maestro Ronaldo Bologna.

Em 1990, Ricardo Bologna fundou o Duo Contexto (de percussão), com o percussionista Eduardo Leandro. Com várias premiações, desde 1999 o duo vem realizando concertos na Europa, Estados Unidos e América Latina, ao lado da flautista Verena Bosshart, especializada no repertório contemporâneo. Vencedor do I Concurso Nacional Eleazar de Carvalho para Jovens Regentes (2002), Bologna fundou naquele mesmo ano o grupo Percorso Ensemble, do qual é regente e diretor artístico. Atua também como percussionista da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo e professor no Departamento de Música da ECA-USP.



Os meninos cantores – O concerto do Coro da Camerata Antiqua de Curitiba, neste fim de semana, tem a participação dos contraltos solistas Matheus de Castro Okraska e Leonardo Adamante. Nascido em Campo Largo (PR), em 1996, Matheus iniciou os estudos musicais com oito anos de idade, aplicando-se nas aulas de teoria, técnica vocal e flauta doce com o maestro Théo de Petrus, regente dos Canarinhos de Campo Largo. Hoje, paralelamente às atividades de canto-coral, continua o aperfeiçoamento em flauta doce com o professor Geovani Dallagrana.

Também de Campo Largo (PR), onde nasceu em 1995, Leonardo Adamante tem o mesmo histórico musical de Matheus, tendo se iniciado na música aos oito anos, com ênfase em teoria, técnica vocal e flauta doce, também sob a orientação do maestro Théo de Petrus. O menino une o canto-coral aos estudos de violino, com o professor John Théo, e flauta doce com o professor Geovani Dallagrana. Leonardo participa também do Quinteto de Flautas Doce do Instituto de Canto e Música São Domingos Sávio.



Serviço: Concerto do Coro da Camerata Antiqua de Curitiba, com o patrocínio da Volvo. Apresentações sob a regência de Ricardo Bologna, com a participação dos meninos cantores Matheus de Castro Okraska e Leonardo Adamante, na homenagem ao compositor Leonard Bernstein. O evento conta, ainda, com o grupo paulista Percorso Ensemble e a estréia mundial da peça Tecendo a Manhã, de Eduardo Guimarães Álvares.

Datas e horários: 3 outubro de 2008 (sexta-feira), às 20h, e 4 de outubro de 2008 (sábado), às 18h30 Local: Capela Santa Maria – Espaço Cultural (Rua Conselheiro Laurindo, 273 – Centro – telefone: 3321-2840) Ingressos: R$10 ou R$5 (mais um quilo de alimento não perecível)

Nenhum comentário: