sexta-feira, 31 de outubro de 2008

Ciclo de leitura reúne textos teatrais inéditos de autores curitibanos

A Fundação Cultural de Curitiba apresenta neste fim de semana o Ciclo de Leituras Nova Dramaturgia, com apresentação de textos inéditos contemplados no Edital Oraci Gemba 2008, do Fundo Municipal da Cultura.

A Fundação Cultural de Curitiba apresenta neste fim de semana o Ciclo de Leituras Novas Dramaturgias, com leituras dramáticas de cinco textos teatrais inéditos de autores curitibanos. Os textos foram selecionados pelo Edital Oraci Gemba 2008, do Fundo Municipal da Cultura da Prefeitura de Curitiba. As leituras acontecem sexta-feira (31), às 21h; sábado (01), às 19h e 21h; e domingo, às 17h, no Teatro Novelas Curitibanas; e segunda-feira (03), às 19h30, no Teatro Universitário de Curitiba – TUC.

Na ocasião serão lançados também o livro Dramaturgias Curitibanas, contendo os textos integrais dos autores contemplados no edital de 2007 e que participaram do Ciclo de Leituras no ano passado, e o Anuário do Teatro Curitibano 2007, com fotografias e informações sobre todos os espetáculos produzidos e apresentados pelas companhias de teatro de Curitiba naquele período. Os lançamentos estão marcados para sexta-feira (31), às 19h, no Teatro Novelas Curitibanas.

O ciclo Novas Dramaturgias e o edital Oraci Gemba atendem ao objetivo da Fundação Cultural de Curitiba de incentivar a criação teatral e a formação de novos autores no âmbito da comunidade artística curitibana. Este ano foram selecionados os textos Seance – As Algemas de Hoidini, de Paulo Biscaia Filho, O Caminho dos Girassóis, de Fátima Ortiz, A Triste História de Hanna Kowalick, a Bruxa de Curityba, de Enéas Lour, Um Herói de Quebra-Cabeças, de Leandro Borgonha, e Tempo, de Renato Perré.

Os textos de Paulo Biscaia, Enéas Lour e Renato Perré são dirigidos ao público adulto, enquanto as produções de Fátima Ortiz e Leandro Borgonha destinam-se ao público infantil. Todos os selecionados têm larga experiência como atores e diretores de teatro, tendo sido muitas vezes premiados por suas atuações. Agora estão tendo a oportunidade de difundir também suas criações na área de dramaturgia, colocando novos textos para encenação das companhias teatrais.

Confira a programação do Ciclo de Leituras:

Teatro Novelas Curitibanas (Rua Carlos Cavalcanti, 1222)

dia 31 de outubro (sexta-feira):

às 19h – lançamentos do livro Dramaturgias Curitibanas 2007, com sessão de autógrafos dos autores e distribuição gratuita dos livros, e do Anuário do Teatro Curitibano 2007.

às 21h – leitura do texto Seance – As Algemas de Houdini, de Paulo Biscaia Filho (categoria adulto)

dia 1º de novembro (sábado)

às 19h – leitura do texto O Caminho dos Girassóis, de Fátima Ortiz (categoria infantil)

às 21h – leitura do texto A Triste História de Hanna Kowalick, a Bruxa de Curityba, de Enéas Lour (categoria adulto)

dia 2 de novembro (domingo)

às 17h – leitura do texto Um Herói de Quebra-Cabeças, de Leandro Borgonha (categoria infantil)



Teatro Universitário de Curitiba – TUC (Galeria Júlio Moreira – Setor Histórico)

dia 3 de novembro (segunda-feira)

às 19h30 – leitura do texto Tempo, de Renato Perré (categoria adulto)

Livro Dramaturgia Curitibana 2007 - O livro Novas Dramaturgias reúne os textos contemplados pelo Edital Oraci Gemba 2007, tendo como autores Eduardo Diório Jr., Fátima Ortiz, João Luiz Fiani, Luana Godinho, Mara Moron e Simone Kobachuk. Em suas páginas consolidam-se as leituras efetuadas para as comunidades, no ano passado. Conheça as obras que integram a publicação:

AO PÉ DA HISTÓRIA (infantil) – Escrito por Luana Gomes Godinho de Castro – atriz, cantora e professora de teatro –, o texto conta a trajetória de três personagens que representam três gerações: uma criança, uma adolescente e uma senhora, que todos os dias, incansavelmente, acordam o dia e a noite para construir e contar histórias. Graduada em Educação Artística / Artes Cênicas pela Faculdade de Artes do Paraná, Luana está concluindo a especialização em Literatura Dramática e Teatro, na UTFPR – Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

ENTRE NA RODA (infantil) – Uma divertida e inusitada história foi criada por Eduardo Diório Junior, professor, lingüista, poeta, escritor, dramaturgo e produtor cultural. O enredo mostra um delegado de polícia e um detetive que investigam o caso de uma morena desaparecida, cujas pistas estão em cantigas de roda. Com vários contos premiados e publicados em todo o Brasil, além de espetáculos teatrais montados em Curitiba, Eduardo também trabalha na iniciativa privada com teatro-treinamento.

MEMÓRIAS DO PALHAÇO AMOROSO (infantil) – Um trabalho de Fátima Maria Ortiz Lour, atriz, autora, diretora de teatro e arte-educadora, reconhecida nacionalmente por sua produção dirigida ao público infantil. Formada em Educação Artística pela Universidade Federal do Paraná, com especialização em Educação Fundamentada na Arte, pela Universidade Tuiuti do Paraná, é autora de mais de 15 textos de teatro para crianças. Nessa obra, Fátima enaltece a capacidade humana da memória, reunindo lembranças da infância, de amizades e de amores.

DESEJOS NA RUA DAS FLORES (adulto) – A solidão de um homem sentado em um banco de praça, no centro de uma cidade moderna, permeia o texto de João Luiz Fiani de Assis Baptista. Construída de maneira coloquial, a narrativa aproxima o leitor da situação vivida pelo protagonista e leva à reflexão sobre o tema. Com mais de 80 textos escritos, Fiani é formado pelo Curso Permanente de Teatro do Teatro Guaíra, trabalhando como ator, produtor, dramaturgo e diretor teatral. Com 28 anos de carreira, participou de mais de 50 peças teatrais e dirigiu perto de 300 espetáculos, além de diversas atuações na televisão e no rádio. Em 1994 inaugurou um dos primeiros teatros particulares do Paraná, o Lala Schneider, em homenagem a uma das mais importantes atrizes paranaenses. Em 2002, fundou a Casa de Teatro Edson D' Ávila.

O FIM DO MUNDO (adulto) – O título sintetiza onde se concentram todas as intenções humanas, diluídas no abismo profundo da ilusão. A obra é de Simone Kobachuk, graduada em Artes Cênicas / Direção pela Faculdade de Artes do Paraná. Simone atua principalmente nas linguagens do teatro de animação integradas ao ator, como forte expressão para a construção da cena teatral contemporânea. Tem amplo conhecimento e formação nas áreas do canto e da dança, que complementam sua ação no teatro.

TIBAGI, TIBAGI (adulto) – A obra que mistura ficção e referências reais tem como núcleo uma família negra oriunda da Bahia, que chega à cidade em 1930, em busca de melhores condições de vida. Trazendo na bagagem seus sonhos, religiosidade, culinária, música, emoções e toda a esperança de poder inaugurar um novo tempo, a família vem atraída pelo garimpo de ouro e diamantes no rio Tibagi e luta contra as dificuldades e preconceitos numa região de imigrantes europeus. A autora é Mara Lúcia Moron, atriz e dramaturga que atua na área cultural há mais de 30 anos. Formada em jornalismo pela UFPR, foi diretora artística e diretora de produção/técnica em Artes Cênicas do Teatro Guaira, quando teve sob sua responsabilidade a Orquestra Sinfônica do Paraná, o Balé Teatro Guaíra, a Escola de Danças Clássicas, o Teatro de Comédia do Paraná e a pauta de ocupação dos três auditórios que compõem o complexo.

Nenhum comentário: