quinta-feira, 4 de setembro de 2008

Semana do Cinema Indiano

De 8 a 14 de Setembro de 2008

Na Cinemateca de Curitiba

Legendas em português

Entrada franca

Projeção cópias 35mm

Apoio

Embaixada da Índia no Brasil

Consulado Geral da Índia/São Paulo

O cinema chegou à Índia ainda no final do Século XIX, logo após a primeira apresentação do Cinematógrafo, dos Irmãos Lumière, em Paris. Já na segunda década do Século XX, começaram a ser produzidos os primeiros longas-metragens na Índia. Como os indianos adquiriram o hábito cultural de ir muito ao cinema para assistir os filmes feitos no seu país, estas produções só fizeram aumentar, ao ponto deste país ser hoje o que mais realiza filmes no mundo. São cerca de setecentas produções anuais. Boa parte destas se destaca artisticamente, sendo selecionada e premiada em importantes festivais internacionais. Mas, a não ser na própria Índia e em alguns países onde a comunidade indiana é extensa, este cinema é pouco conhecido, como por exemplo no Brasil. A realização da Semana do Cinema Indiano na Cinemateca tem o sentido de tornar este cinema mais difundido dentre os paranaenses.

Dia 8, segunda:

Abertura às 19h,

PARDES (1997). Duração 179’. Direção e Produção de Subhash Ghai

Apresentador Mukta Arts. Elenco: Amrish Puri, Mahima Choudhary, Apoorva Agnihotri, Alok Nath, Pawan Malhotra, Deena Pathak, Smita Jaykar, Himani Shivpuri, Shah Rukh Khan.

Kishori Lal é um bem sucedido homem de negócios morando nos EUA, mas ainda emocionalmente ligado a sua pátria mãe, a Índia. Logo o estrangeiro volta à Índia para achar uma parceira para seu filho Rajiv. Ele acha sua nora, Kusum Ganga, em Punjab, na casa de seu amigo de infância Suraj Dev. Para realizar o casamento ele envia seu filho adotivo Arjun para a Índia. Arjun dá uma de cupido e retorna aos EUA com Kusum e Rajiv. Tudo está indo muito bem até que a indiana descobre que seu futuro marido não é alguém que abdica totalmente de bebidas alcoólicas. Então Kusum, de coração partido, volta para Índia. Não conclua que este é o fim desta fábula de Bollywood. É apenas o começo, já que o herói Arjun se apaixona pela sua ex-cunhada. Censura livre




Dia 9, terça - sessão às 15h30:

PARDES

Sessão às 19h:

ZUBEIDAA (2001). Duração 153’. Direção Shyam Benegal. Produtor Farouq Benegal. Elenco Karisma Kapoor, Rekha, Manoj Bajpai, Rajit Kapoor, Surekha Sikri, Amrish Puri, Farida Jalal.

Zubeidaa é a estória da busca de uma jovem moça para entender sua mãe pouco conhecida. Zubeida é filha única do cineasta Suleman Seth. Zubeidaa atua em filmes secretamente, mas quando seu pai descobre, proíbe que ela continue e rapidamente arranja um casamento para ela com Mehboob Alam. As coisas parecem estar indo bem e ela dá à luz a um filho, Riyaz. Entretanto, devido a um desentendimento entre seus sogros e seu pai, Mehboob se divorcia de Zubeidaa.

Ela conhece Maharaja Vijayendra Singh. Ele fica atraído por Zubeidaa e a pede em casamento. Ela hesita no início, mas logo aceita. Ela deixa seu filho aos cuidados de sua mãe e se muda para Fatehpur como sua segunda esposa. Ela conhece, então, a primeira esposa de Maharaja, Maharani Mandira Devi, e no início está feliz com sua nova vida. Entretanto ela se sente isolada por seu marido e com ciúmes quando Vijayendra escolhe Mandira Devi para acompanhá-lo durante sua campanha eleitoral... Classificação 12 anos

Dia 10, quarta – sessão às 15h30:

ZUBEIDAA

Sessão às 19h:

HUM TUMHARE HAIN SANAM (2002). Duração 172’. Direção de K.S. Adiyaman. Elenco: Shan Rukh Khan, Salman Khan, Madhuri Dixit, Suman Ranganathan, Alok Nath, Aroona Irani, Atul Agnihotri.

Triângulo amoroso. Dois órfãos, Gopal e Nita, passam a ser criados pelo melhor amigo de seu falecido pai, Devnarayan, que passa a inconscientemente ignorar sua própria filha Laxmi e seus netos Radha e Prashant. Alguns amores inesperados trazem emoção ao filme. Classificação 14 anos



Dia 11, quinta – sessão às 15h30:

HUM TUMHARE HAIN SANAM

Sessão às 19h:

BAGHBAN - Você pode depender da sua família? (2003). Duração 181’.

Direção Ravi Chopra. Elenco: Amitabh Bachchan, Hema Malini, Salman Khan, Mahima Choudhary, Aman Verma, Saahul Chadha, Suman Ranganathan.

Baghban é a estória de Raj Malhotra, sua família, sua esposa Pooja e seus quatro filhos bem estabelecidos em suas profissões. A vida deles é repleta de amor e prosperidade e tudo isto devido aos investimentos das economias de Raj nos seus filhos que, segundo ele, eram o mais valioso patrimônio para garantir seu futuro. Mas, quando ele se aposenta, a vida de repente muda. Nenhum dos seus quatro filhos está pronto a assumir a responsabilidade de seus pais. Raj e Pooja passam a depender da hospitalidade de estranhos. Como Raj Malhotra supera estas dificuldades e se torna um vencedor é a trama central de Baghban. Classificação 12 anos


Dia 12, sexta – sessão às 15h30

BAGHBAN

Sessão às 19h:

PARDES


Dia 13, sábado – Sessão às 15h30:

HUM TUMHARE HAIN SANAM

Sessão às 19h:

ZUBEIDAA


Dia 14, domingo – sessão às 15h30:

PARDES

Sessão às 19h:

BAGHBAN

Nenhum comentário: