quarta-feira, 24 de setembro de 2008

Hierarquia e solidariedade :


livro descreve a dinâmica da formação das comunidades escravas do século XIX


De la
ços e de nós de Carlos Engemann

200 páginas

Com o sugestivo título De laços e de nós, o livro de Carlos Engemann trata da dinâmica da formação de comunidades escravas no Sudeste brasileiro do século XIX. Revela aspectos singulares dessas comunidades de maneira clara e objetiva, por meio de um texto que mantém o interesse do leitor até a última página.

Em sua pesquisa, Engemann fez uso de registros de batismos e de matrimônios e outros aspectos da vida no cativeiro, que são, em suas palavras, “peças de um grande mosaico da vida social e cultural dos escravos”. E, por ter focado suas análises em escravarias de grandes fazendas, considerando que estas apresentavam paroxismo com as demais, podemos ampliar o alcance do seu trabalho.

Um dos resultados finais mostra que se havia hierarquia que apartava os homens dentro do cativeiro, provocando a violência e a disputa, também havia solidariedade, que apresentava resultados concretos, gerando melhoria nas condições materiais de vida.

SOBRE O AUTOR
Carlos Engemann é Doutor em História Social pela UFRJ e participa de projetos de pesquisa na área de escravidão no Brasil desde 1998. Foi agraciado com os prêmios: Antônio Pedro de Alcântara (Educação Patrimonial), concedido pela Câmara Municipal do Rio de Janeiro; Dignidade Acadêmica no grau Magna Cum Laude, da Universidade do Brasil/UFRJ; Joaquim Gomes de Souza, UFRJ/Fundação Universitária José Bonifácio.

UM LANÇAMENTO DA

Nenhum comentário: