sábado, 20 de setembro de 2008

Cláudio Menandro e seu violão,


Cláudio Menandro e seu violão, terça-feira no Teatro Paiol


Um dos mais conceituados músicos de Curitiba homenageia a bossa-nova com o show “Um cantinho, um violão”, dentro do programa Terça Brasileira no Paiol.



A bossa-nova será homenageada nesta terça-feira (23), às 20h, no Teatro Paiol, por Cláudio Menandro, um dos violonistas mais destacados da cidade. Dentro do programa Terça Brasileira no Paiol, o instrumentista e compositor comanda o espetáculo Um cantinho, um violão para reverenciar o estilo musical que em 2008 comemora 50 anos. Como convidados de Menandro, sobem ao palco o percussionista Iê do Pandeiro e o sax-tenor Rodrigo Capistrano, que também se apresenta como cantor.

O programa abre com Eu sambo mesmo, composição de um dos precursores da bossa-nova, Janet de Almeida, falecido em 1945, aos 26 anos de idade. Essa reverência ao passado cede espaço para composições de Gilberto Gil, Fernando Lobo, Geraldo Pereira, Tom Jobim, Vinícius de Morais, Dorival Caymmi e Chico Buarque, além de Ary Barroso, voltando a mais uma obra de Janet de Almeida, o clássico Pra que discutir com madame?

A homenagem bossa-novista traz embutida no roteiro uma segunda homenagem – menos perceptível –, desta vez para o histórico disco de Stan Gets e João Gilberto, gravado em 1964 com participação de Astrud Gilberto. Explica Cláudio Menandro que esse momento está sinalizado na seqüência das músicas Doralice (Caymmi), Pra machucar meu coração (Ary Barroso), Desafinado e Corcovado, ambas de Tom Jobim.



Cláudio Menandro – Um dos mais atuantes músicos de Curitiba, Cláudio Menandro nasceu em Salvador, na Bahia, e lá começou sua carreira artística como violonista. Estudou música antiga, tocando viola da gamba, e aperfeiçoou-se no Conservatório de Música Antiga de Genebra. Na temporada que passou na Suíça, aproveitou para fazer cursos de extensão na cidade de Basel.

Gravou seu primeiro disco em 1986, com um repertório voltado ao violão clássico. Com o violonista alemão Ahmed-El-Salamouny e o percussionista brasileiro Gilson de Assis lançou três CDs de música brasileira, além de ter realizado apresentações em países europeus e da América Latina.

Em 2005, Menandro participou da programação do Ano do Brasil na França e, com o grupo Três no choro fez cinco shows em Paris. Naquele mesmo ano, a convite do Itamaraty, apresentou-se e ministrou workshop em Gana, na África. Em 2007 realizou turnê pelo Brasil com o clarinetista Paulo Moura, no projeto Circular Brasil, patrocinado pela Petrobras. Também dividiu o palco com artistas de renome como o cravista Edmundo Hora, o pianista João Carlos Assis Brasil, Dominguinhos, Roberto Corrêa, Luiz Otávio Braga, Ceumar, Mônica Salmaso.

Cláudio Menandro tem dois discos gravados com composições de sua autoria – Sombra e água fresca (2002) e Descansado (2006) – com participações dos clarinetistas Proveta e Paulo Sérgio Santos. No momento está concluindo o CD Choro curitibano, dedicado à obra de compositores de choro da cidade. Sua versatilidade instrumental permite que se integre a diferentes formações musicais, tanto na música clássica quanto na popular.


Serviço: Programa Terça Brasileira no Paiol, com Cláudio Menandro no show Um banquinho, um violão Data: 23 de setembro de 2008 (terça-feira), às 20h Local: Teatro Paiol (Praça Guido Viaro, s/n – Prado Velho) Ingresso: R$ 10 ou R$ 5 mais um quilo de alimento não perecível


Nenhum comentário: