quinta-feira, 28 de agosto de 2008

Violeiro Fernando Deghi em recital no Paiol










O instrumentista executa composições próprias e destaca as possibilidades da viola brasileira



Um violeiro que não aceita o termo viola caipira, pelo preconceito imanente da palavra. Este é Fernando Deghi, músico paulista que estará sábado e domingo (dias 30 e 31), no Teatro Paiol, mostrando ao público as diversas possibilidades sonoras da viola brasileira, designação que, segundo ele, é muito mais apropriada ao instrumento. A viola é uma herança trazida pelos portugueses.

O repertório do show inclui composições que estarão em seu próximo CD, Ibérias, em fase de produção, com previsão de lançamento para outubro próximo. Também presentes músicas do Violeiro andante, seu primeiro disco, além de obras premiadas em festivais. No espetáculo o músico estará tocando em quatro violas diferentes e oito afinações.

Fernando Deghi – Pesquisador, compositor, arranjador e instrumentista, o artista desenvolve seu trabalho em torno da recuperação e da divulgação da viola brasileira. Uma característica da sua música é a busca por novas possibilidades do instrumento, sobretudo em termos de afinações.

Nos últimos anos o violeiro ganhou espaço na cena musical européia. Em Portugal, apresentou-se em Lisboa, Cintra, Évora, Castro Verde, Coimbra, Oeiras, Seixal, Amadora, Penha Garcia, Monsanto, Ilha da Madeira e nos festivais Raízes do Atlântico, Machico, Ribeira Brava e Músicas do Mundo.

Em 2005, participou em Porto Alegre do evento musical 4X Brasil – Itinerários da cultura brasileira, ao lado de Hermeto Paschoal, MPB-4, Francis Hime, Renato Borguetti, DuoFel, Zeca Collares e Orquestra de Câmara de Porto Alegre.

Como ator integrou os elencos das novelas Escrava Isaura e Bicho do mato, da Rede Record.





Serviço:

Fernando Deghi, violeiro, compositor e arranjador, mostra a sonoridade da viola utilizando quatro instrumentos diferentes em oito variações.

Data: 30 de agosto (sábado), às 21h, e 31 de agosto (domingo), às 20h

Local: Teatro Paiol (Praça Guido Viaro, s/n – Prado Velho)

Ingressos: R$ 20 e R$ 10 (estudantes e para quem levar um quilo de alimento não perecível)

Nenhum comentário: