quarta-feira, 13 de agosto de 2008

Rogéria Holtz – A Nova Jóia Preciosa da MPB de Vanguarda

Rogéria Holtz é o nome da vez, o som da hora. Sorte nossa. Em tempos de Zeca Baleiro, de Carlinhos Brow, de Arnaldo Antunes e outros tantos novidadeiros, ela pinta o seu nome nas concorridas paradas ainda marginais de abençoados becos líricos, desses vários brasis gerais tão rítmicos, de onde saíram os ex-malditos Gonzaguinha, Milton, Jards Macalé e outros tantos do mesmo naipe e diapasão, alguns até que acabaram não descolando como a Regina Tatit do antigo Lira Paulistana que não quis encarar carreira solo, e agora Rogéria Holtz pinta nesse palco iluminado pra ficar, sabendo o que quer, o que é, o que somatiza por excelência no seu espírito inovador.

Tem hora que o timbre de Rogéria Holtz lembra a saudosa Maysa Gata Mansa, tem hora que – ai de nós! – lembra a Pimentinha Elis com sua braveza vocal, mas, tem hora mesmo que você não acredita em tudo o que está ouvindo, se deliciando e curte a gratíssima surpresa: bela voz, repertório inteligente, arranjos espetaculares, inovadores. Ai de ti Curitiba - Ora direis, Ai de ti Itararé!

Blues ela canta como ninguém. Esse é o filão que ela ainda tem que encarar pois é sua praia, um ramo que tem tudo ver com o seu timbre, seu jeito todo próprio de ser, de entoar-se. Lembra muito Etta James pela energia, Ângela Ro Ro pela emoção, Leila Pinheiro pelo pique, mas é muito melhor ainda num soma melhor do que essas. Quando canta balada triste, coloca a alma nas canções que enleva. Quando embola um ritmo pulsante, é show vocal, tem técnica e pulsa as cantatas. Sabe das coisas. Talento e qualidade que assusta até. Repertório corajoso com compositores de alta estirpe, de Rita Lee (por acaso no Lumiar) a Zeca Baleiro, claro, e Alice Ruiz, Itamar Assunção, Beto Guedes, Egberto Gismonti e novíssimos letristas craques de eras novas. Intérprete de qualidade é outra coisa: saca sempre safra novíssima e rebelde porque é isso mesmo que vale a derrama de mantras-banzos-blues.


Agora que o bundalelê generalizado esfriou o desarranjo do Axé bocó: agora que a Bahia revisita conceitos rítmicos por vieses novos que já não parem tantas Ivetes Sangalos por atacado, o Paraná – sempre na vanguarda lítero-cultural-musical - perolizou a brava música de vanguarda e trouxe a tona, oriunda de Itararé-SP (terra-mãe do premiadíssimo Maestro Gaya), essa jóia preciosa que é Rogéria Holtz, e que, além de muito bonita, literalmente/musicalmente interpreta mesmo com afinco, sem chiliques ou modismos, mas com total conhecimento de ofício por talento fora de série, algo bossa and blues, códigos que parecem tocar um céu todo e inteiramente seu quando canta. Poetas reconhecem as musas da arte sonora, quando ouvem o espírito ancestral da música...

Rogéria Holtz é tudo isso e muito mais. Está no excelente cede (o atual) Acorda (totalmente independente!) e no site www.rogeriaholtz.com.br onde aparecem os prêmios (vários) e elogios importantes pruma carreira já consumada, mas ainda em franca ascensão, pois ela vai dar muito o que falar, e o que cantar assim, claro, pois o Brasil nesses tempos em que a fé e a esperança venceram, precisa renovar seu repertório de musas musicais também. Trabalhou em comerciais, fez faculdade, viajou pro exterior, apresentou jornais em Curitiba onde mora desde 1983, já ganhou por lá três prêmios de melhor intérprete, foi aclamada em festivais de MPB, sua voz de contralto mistura facilidades de entoações, “usa a técnica para mostrar a música ..." (Arnaldo Antunes), além de ter angariado merecidos elogios de Carlos Careqa a Alzira Espíndola e nada mais do que gracezas prazerosas do mito-mestre do ramo, o multimídia Roberto Menescal. Preciso dizer mais?. Quem é bom já nasce luz. Esse é o caso de Rogéria Holtz. Pesquisem o nome dela num site buscador na web, vejam os vários cedês já gravados e de sucesso, façam o download de suas músicas (via Mídia Player), e, quando ela pintar em seu pedaço (palco iluminado), corram atrás e peguem carona nesse furacão de mais de 2004 woltz, que é a Rogéria Holtz, e que ilumina sim e onde pisa e onde brilhantemente planta a sua voz espetacular e as suas plangentes canções-árvores. Só esperamos que, um empresário de visão a adote para uma carreira de sucesso, e uma gravadora de renome banque Rogéria Holtz para alegria geral e sorte da Nova MPB de vanguarda.

Contatos com a Artista Rogéria Holtz pelo e-mail: rogeriaholtz@rogeriaholtz.com.br

Curitiba, sai de baixo!



Silas Correa Leite – Educador, Jornalista, Escritor

Nenhum comentário: