segunda-feira, 18 de agosto de 2008

RAJ


de Gita Mehta

Páginas - 504

Rudyard Kipling, E. M. Forster, John Masters, Paul Scott... É infindável a lista de autores famosos que se debruçaram sobre a vida na Índia dominada pelo império britânico. Mas a visão de todos eles é inevitavelmente britânica e quase sempre reflete os preconceitos do imperialismo.

Raj nos traz como heroína não uma inglesa perdida entre as paixões ameaçadoras do subcontinente, mas uma princesa indiana que se depara com as violentas mudanças que sacudiram o país na primeira metade do século XX. Filha de marajá, criada no estrito regime de reclusão feminina da purdah, Jaya Singh, lançada num casamento de conveniência, é forçada a enfrentar as profundas contradições culturais entre as milenares tradições indianas e o Ocidente moderno.

Comovente e preciso painel pintado de dentro, do lado indiano da questão, Raj é fruto de rigorosa e ampla pesquisa, mas vai além do romance histórico. Sempre surpreendente, é um mergulho no choque de culturas, na arrogância ocidental que conduz ao preconceito e à violência característicos do imperialismo, que ainda hoje continua fazendo vítimas.

O AUTOR Gita Mehta Nasceu em 1943, em Délhi. Escritora de renome nos Estados Unidos e na Europa, também é conhecida por seu trabalho como roteirista, produtora e diretora de documentários. Seus livros foram traduzidos para 21 línguas e estiveram várias vezes nas listas de best-sellers de todo o mundo.

Um LANÇAMENTO




Nenhum comentário: