sexta-feira, 22 de agosto de 2008

Jornalista Luiz Paulo Horta é eleito imortal da ABL

O jornalista e crítico musical Luiz Paulo Horta é o novo imortal da Academia Brasileira de Letras. Ele ocupa a cadeira número 23, que pertenceu a Machado de Assis e estava vaga desde a morte da escritora Zélia Gatai, em maio.

A eleição, em sessão secreta, ocorreu nesta quinta-feira (21/08). Horta foi eleito com 23 votos.

Luiz Paulo Horta é jornalista, crítico musical e membro da Academia Brasileira de Música. Nascido no Rio de Janeiro em 1943, Horta estudou piano e teoria musical nos Seminários de Música Pró Arte. Em 1970, começou a trabalhar como crítico do Jornal do Brasil e entre 85 e 90 foi o responsável pela seção musical do Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro. Na década de 90, iniciou o trabalho como crítico musical de O Globo, onde permanece até hoje.

Em 1983, publicou seu primeiro livro, "Caderno de Música", e em seguida editou o “Dicionário de Música Zahar”. Escreveu também "Guia da Música Clássica em CD", "Sete noites com os clássicos", “Villa-Lobos, uma Introdução”, além de organizar juntamente com Luiz Paulo Sampaio, a edição brasileira do “Dicionário Grove de Música”.

Nenhum comentário: