segunda-feira, 25 de agosto de 2008

Documentário e educação em debate na Cinemateca

Marilia Franco é a convidada do encontro desta quarta-feira (27), às 19h, dentro do ciclo de debates “O Documentário em Foco”, com entrada franca.



A professora da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo, Marilia Franco, participa do Ciclo de Debates – O Documentário em Foco, na edição desta quarta-feira (27), às 19h, na Cinemateca de Curitiba. O encontro tem como tema Cinema Documentário e Educação, e conta com a mediação de Solange Straube Stecz, professora da Universidade Positivo e do curso de Cinema da Faculdade de Artes do Paraná. A entrada é franca.

Na ocasião, Marilia Franco fala sobre a questão das terras indígenas, a partir do assassinato de Ângelo Cretã, cacique Guarani morto em 1980, na reserva paranaense de Mangueirinha. A professora analisará o documentário no cinema e na televisão, por meio de uma abordagem comparativa de dois documentários produzidos naquela época: Póstuma Cretã, dirigido por Ronaldo Duque, e Globo Repórter, da Rede Globo.

A palestrante Marilia Franco é graduada em Cinema e concluiu o mestrado e o doutorado em Artes pela Universidade de São Paulo – USP. Atualmente, leciona no Departamento de Cinema, Rádio e TV da Escola de Comunicações e Artes da USP. Tem 13 livros lançados e 14 artigos publicados em periódicos especializados. Com intensa participação em eventos de arte e educação, ministrou cursos no Brasil e em Portugal, Espanha, Cuba e Venezuela. Foi diretora docente da Escuela Internacional de Cine y TV, em Cuba.

Atuando nas áreas de Artes e Comunicação Social, Marilia Franco já interagiu com 64 colaboradores, em co-autoria de trabalhos científicos. Coordenadora do Projeto EDUCOM.TV (2002), hoje desenvolve o projeto de pesquisa ARUANDA.lab.doc.





Serviço:

Ciclo de Debates – O Documentário em Foco, com o tema Cinema Documentário e Educação, a cargo de Marilia Franco e mediação de Solange Stecz

Data: 27 de agosto de 2008 (quarta-feira), às 19h

Local: Cinemateca de Curitiba (Rua Carlos Cavalcanti, 1.174)

Entrada franca

Nenhum comentário: