quinta-feira, 21 de agosto de 2008

Curador da Bienal de São Paulo faz seminário em Curitiba


O crítico de arte Ivo Mesquita é um dos convidados da programação que comemora os 25 anos dos ateliês de gravura do Solar do Barão. O encontro será neste fim de semana, no Teatro Londrina



Como parte da programação que comemora os 25 anos dos ateliês de gravura do Solar do Barão, acontece neste fim de semana o seminário com o crítico de arte Ivo Mesquita, curador da 28ª Bienal de Arte de São Paulo. O encontro será realizado neste sábado (23), das 15h às 18h, e domingo (24), das 13h30 às 16h30, no Teatro Londrina (Memorial de Curitiba). Para participar, os interessados devem se inscrever com antecedência, pois há limite de vagas. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo telefone 3321-3269 ou pelo e-mail solardobarao@fcc.curitiba.pr.gov.br.

Um dos mais importantes estudiosos de arte no Brasil, Ivo Mesquita é responsável pela curadoria da próxima edição da Bienal de São Paulo, que acontece de 26 de outubro e 6 de dezembro. Ivo Mesquita tem uma larga experiência como pesquisador, curador, diretor e consultor de museus, não só no Brasil, como no exterior. Desde 1977, tem feito palestras e participado de congressos, encontros e seminários na América Latina, América do Norte e Europa sobre arte moderna e contemporânea, prática curatorial e política cultural. É membro do Graduate Committee do Center for Curatorial Studies (Nova Iorque) e do International Council of Museums, faz parte da diretoria do Comitê Internacional de Museus de Arte Moderna, e também é o curador chefe da Pinacoteca de São Paulo.

Sobre a Bienal, Mesquita adianta que o projeto propõe uma experiência distinta do trabalho dos artistas na exposição, ao sugerir um outro tempo para se experimentar uma mostra de arte. Ela também busca instaurar um processo de reflexão sobre as instituições de arte no Brasil, o modelo Bienal ao redor do mundo e o papel que as instituições desse tipo desempenham na produção e circulação de arte contemporânea. “Eu não acredito mais em proposições e modelos que queiram ser totalizantes”, diz.

Para o curador, o problema das grandes exposições de arte contemporânea é que elas se converteram numa espécie de modelo e não permitem que o público se dê conta de que ver não é necessariamente aprender. “Somente em formatos menores é possível imprimir um caráter reflexivo e crítico aos projetos que tentam organizar e interpretar a produção artística contemporânea”, afirma.

As comemorações dos 25 anos dos ateliês estão acontecendo desde junho, quando foi inaugurada a exposição Sintomas – Os ateliês de gravura em 25 anos (e um pouco mais). A mostra, com 80 obras de 30 artistas nacionais e internacionais que passaram pelo Solar do Barão em mais de duas décadas, ainda pode ser visitada até 31 de agosto.

Artistas como Uiara Bartira, Denise Roman, Andréia Las, Ana Gonzalez, Nelson Hohmann, Glauco Menta, Carina Weidle, Eliane Prolik, Raul Cruz, Denise Bandeira e Luciano Mariussi, além de Leonílson, Goeldi, Amílcar de Castro, Cildo Meireles, Waltércio Caldas, Kiki Smith, Louise Bourgeois e muitos outros têm suas obras expostas na mostra. A curadoria é do crítico e historiador da arte Artur Freitas que, na escolha dos trabalhos, procurou colocar em choque os métodos convencionais de impressão (a pedra, a madeira, o metal, a serigrafia) com outras ações poéticas que também lidam com o princípio da serialidade.



Serviço: Seminário com Ivo Mesquita Local: Teatro Londrina – Memorial de Curitiba (Rua Claudino dos Santos, 79 – Setor Histórico). Data e horário: dia 23 de agosto (sábado), das 15h às 18h, e dia 24 de agosto (domingo), das 13h30 às 16h30. Vagas limitadas. Inscrições gratuitas pelo telefone 3321-3269 ou pelo e-mail solardobarao@fcc.curitiba.pr.gov.br.



Exposição Sintomas: os ateliês de gravura em 25 anos. Local: Centro Cultural Solar do Barão – R. Carlos Cavalcanti, 533 Data e horários: até 31 de agosto, de terça a sexta-feira, das 9h às 12h e das 13h às 18h; sábados e domingos, das 12h às 18h. Entrada franca


ATENÇÃO

Informamos que o seminário com o crítico de arte Ivo Mesquita, previsto para este fim de semana, no Memorial de Curitiba, foi cancelado a pedido do palestrante. Deverá ser definida uma nova data para o evento. Na oportunidade, voltaremos a avisar a imprensa. Pedimos desculpas pelo transtorno.
Atenciosamente,
Assessoria de Imprensa
Fundação Cultural de Curitiba
22/08/08

Nenhum comentário: