terça-feira, 20 de maio de 2008

Violino e piano em recital

José Henrique Martins


no Solar do Barão

O violinista Bernard Zinck e o pianista José Henrique Martins são a

atração desta sexta-feira (23), em encontro musical que acontece às 20h

A Sala Scabi do Centro Cultural Solar do Barão, espaço da Prefeitura Municipal gerenciado pela Fundação Cultural de Curitiba, abriga, às 20h desta sexta-feira (23), o recital que une o violinista Bernard Zinck e o pianista José Henrique Martins. No repertório estão as obras Suíte Popular Espanhola, de Manuel de Falla (1876 – 1946); Sonata para Violino e Piano, de Maurice Ravel (1875 – 1937); Nordestinada, de José Alberto Kaplan (1935); e Sonata para
Violino e Piano – Opus 9, de Karol
Szymanowski (1882 – 1937). A entrada é franca.

Nascido na França, Bernard Zinck recebeu prêmios em violino e em música de câmara pelo Conservatório de Paris. Graduado pela Juilliard School (Nova Iorque – EUA), onde também obteve o grau de mestre, completou seus estudos de doutorado na Temple University (Filadélfia - EUA). Em 1992, o violinista iniciou uma bem sucedida carreira internacional, ao receber o prêmio Yehudi Menuhin Trust Award, em Paris. Apresentou-se em Tóquio (Japão), em 2001, e em Seul (Coréia do Sul), em 2004, como professor residente na Sahmyook University, além de atuações freqüentes como solista na Europa, América Central, América do Sul e nos Estados Unidos,

Participando ativamente de festivais musicais em todo o mundo, Zinck acumula concertos como solista de importantes orquestras, entre elas a Filarmônica Nacional da Hungria, Sinfônica New Opera Festival de Roma, Sinfônica da Boêmia, Orquestra da Rádio e Televisão da Romênia, Orquestra de San Juan de Porto Rico e a OSPA – Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (Brasil).

As gravações de Zinck para o selo Musical Heritage Society, “Obras Completas para Violino e Piano de Karol Szymanowski” e “Live from France, the Violin-Cello Album”, receberam elogios da crítica especializada, tanto na Europa quanto nos Estados Unidos, onde o violinista ministra aulas na Universidade de Winsconsin-Milwaukee e na Merit School of Music, em Chicago.



Pianista paranaense – Nascido em Curitiba, José Henrique Martins divide a carreira entre atividades artísticas e funções acadêmicas nos programas de graduação e pós-graduação do Departamento de Música da Universidade Federal da Paraíba. Sua formação inclui a graduação em Piano na Escola de Música e Belas Artes do Paraná, mestrado em Música na Universidade Federal do Rio Grande do Sul e doutorado em Performance Pianística na Boston University (EUA).

O pianista recebeu orientação artística regular de Henriqueta Duarte, José Alberto Kaplan, Cristina Capparelli e Maria Clodes Jaguaribe, além de freqüentar cursos ministrados por importantes pianistas do cenário nacional e internacional, entre eles Gilberto Tinetti, Homero Magalhães, Yara Bernette, Olga Kiun, Claude Franck e Nelson Freire. Com uma sólida carreira musical de mais de vinte anos, está constantemente no palco para recitais solo e de música de câmara, tocando nas principais cidades brasileiras, além de Estados Unidos e Portugal.

No ano passado, José Henrique foi solista da Orquestra Sinfônica da Paraíba, interpretando a Bachianas Brasileiras n° 3, de Villa-Lobos, sob a regência de Lutero Rodrigues. Também realizou recitais ao lado do violinista canadense Guillaume Tardif e do conjunto instrumental norte-americano Harmony Ensemble. Para 2008 estão programados recitais de música de câmera ao lado de Ayrton Benck (UFPB), Radegundis Tavares (UFPB-UFRN), Timothy Deighton (Penn State University), Bernard Zinck (University of Winconsin) e Guillaume Tardif (Alberta University).

José Henrique atua com regularidade ao lado do trombonista Radegundis Feitosa, do trompetista Ayrton Benck e do violoncelista Felipe Avellar de Aquino, dando ênfase à interpretação da música brasileira de concerto. Também se dedica ao registro da música brasileira, participando da gravação dos seguintes CDs: Carrapicho (1994), com o violoncelista Raiff Dantas Barreto; Kaplan – Obras Escolhidas (1994); Trompete Solo Brasil (2001), o primeiro CD que registra peças originais para trompete e piano de compositores brasileiros, ao lado de Nailson Simões; Obras para Piano de José Alberto Kaplan (2003) e Música de Câmara (2005), de Eli-Eri Moura.

Serviço: Recital de Bernard Zinck (violino) e José Henrique Martins (piano) Data e horário: dia 23 de maio de 2008 (sexta-feira), às 20h Local: Sala Scabi do Solar do Barão (Rua Carlos Cavalcanti, 533 – Centro) Entrada franca

Nenhum comentário: