sexta-feira, 30 de maio de 2008

PSICANÁLISE E EDUCAÇÃO




CONSTRUÇÃO DO VÍNCULO E DESENVOLVIMENTO DO PENSAR

de
MARGARIDA AZEVEDO DUPAS

A questão central deste livro é como a Psicanálise pode contribuir com a Educação no
processo que vai da imaturidade à maturidade, construindo vínculos e diminuindo
agravos. Sua fundamentação está no pensamento de Sigmund Freud como teoria, método
terapêutico e de investigação do inconsciente, e principalmente nas idéias de Wilfred
Bion sobre o vínculo entre pensamento e emoção.
Renato Mezan (Psicanalista e professor titular da PUC/SP) escreveu - 
"Que as dificuldades na aprendizagem constituem sintomas das dificuldades emocionais da
criança é uma descoberta antiga da Psicanálise. Mas, por vários motivos, o
aproveitamento dela para minorar problemas em sala de aula ainda não se tornou
freqüente - e é precisamente este o tema do livro que o leitor tem em mãos.

A formação em Pedagogia e Psicanálise de Margarida Dupas, somada a uma longa
experiência como professora em vários níveis de ensino, psicopedagoga e analista de
crianças, adolescentes e adultos, confere singular riqueza ao seu trabalho -
originalmente uma dissertação de Mestrado em Psicologia Clínica que tive o privilégio
de orientar na PUC/SP.


Por que o fracasso escolar se torna, em certas circunstâncias, preferível ao sucesso? O
que a criança quer comunicar através dele, e a quem? E com que meios procede ao ataque
à sua capacidade intelectual, assim como aos vínculos que a ligam a seus pais e
professores? Para responder a essas perguntas, Margarida toma duas direções:
primeiramente, apresenta de modo claro e minucioso as bases teóricas em que se apóia
(Freud, Melanie Klein e Wilfred Bion); em seguida, entrevista professoras do ensino pré-
escolar, e reflete sobre algumas experiências de pacientes (crianças e adultos) em
conexão com o tema do qual se ocupa.

O material empírico assim colhido ilustra sua tese central: muitas dificuldades
escolares correspondem a falhas precoces no processo de simbolização, por sua vez
motivadas por tropeços na relação da criança com seus pais (particularmente com a mãe)
e com o "impulso de ser curioso", como Bion designa o que Freud chamava de Wisstrieb
(pulsão epistemofílica).

Uma das descobertas da autora - confirmada por estudos de outros analistas, como Marcia
Neder Bacha - é que na relação com os alunos são mobilizadas fantasias e ansiedades
infantis do próprio professor. Daí o interesse - para ele, para a escola e para a
criança - de que elas sejam identificadas, e em certos casos neutralizadas. Abre-se
assim uma via promissora para a colaboração entre analistas e educadores, pois é na
formação continuada que o professor pode se dar conta de que sua atividade está
inevitavelmente permeada por fatores inconscientes, cujo papel nos problemas com se
defronta em classe pode não ser nada desprezível.


São questões de inegável atualidade - e o livro de Margarida Dupas não oculta a
complexidade delas. Mas, como dizia Freud, "ver claramente os pontos obscuros já é um
grande avanço." E sem dúvida Psicanálise e Educação representa uma contribuição de
primeira ordem para enxergarmos com mais nitidez os "pontos obscuros" numa área tão
sensível quanto a educação de nossos filhos."

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"Este livro é uma reflexão sobre a experiência percorrida pela autora a respeito da
contribuição da Psicanálise à Educação. Diante do conflito apontado por Freud, que
antagonizaria o indivíduo e a sociedade, a saída viria da valorização do pensar - tal
como o concebe W. Bion - conciliando a criança com o social. A autora fundamenta-se
principalmente no modelo bioniano de reverie materno, capaz de acolher, metabolizar e
devolver transformadas as experiências afetivas primitivas; e, assim, imprimir uma
matriz à organização psíquica da criança através da autocontinência emocional".


Marcia Neder Bacha, psicanalista, professora da UFMS, pós-doutoranda da PUC/SP

O tema que a autora aborda neste livro é instigante, atual e constitui um desafio para
o nosso tempo: diagnosticar e tratar os graves sintomas que a realidade educacional
brasileira vem apresentando. Margarida convida educadores e psicanalistas a darem as
mãos de modo que Educação e Psicanálise tentem juntas cuidar da família e da escola -
os principais envolvidos nessa tarefa transformadora - resgatando a verdade e a
responsabilidade de cada uma delas: devolver à família o que lhe é próprio; e convocar
a escola, seus mestres e alunos a refazer os elos entre aprendizagem e subjetividade.
Para tanto, informa o leitor sobre o uso de vários vértices teóricos psicanalíticos
clássicos combinados aos mais recentes, ilustra com vinhetas clínicas, fatos que unem
esses dois campos visando iluminar as vicissitudes do desenvolvimento psíquico e da
aprendizagem e motivar aqueles que se sentem preocupados com a falência do ensino.

Maria Beatriz Romano de Godoy, Psicanalista, membro da SBPSP, e do Departamento
Formação em Psicanálise do Instituto Sedes Sapientiae. Professora e supervisora do
curso Formação em Psicanálise e do curso de Psicoterapia Psicanalítica, realizado na
USP.



Sobre a autora

Margarida Azevedo Dupas, mestre em Psicologia Clínica (PUC/SP), é psicanalista, pedagoga e psicopedagoga. Membro efetivo e coordenadora da Comissão de Publicação do Departamento Formação em Psicanálise do Instituto Sedes Sapientiae, é também membro titular da Associação Brasileira de Psicopedagogia, tendo participado do seu Conselho Nacional de 1996 a 2007. Co-autora dos livros Adolescência e violência: ações comunitárias na prevenção - David Levisky (org.), Casa do Psicólogo; Padronização Brasileira do SDT, Teste do Desenho de Silver - Rawley Silver, Casa do Psicólogo e Psicopedagogia, um portal para a inserção social - Associação Brasileira de Psicopedagogia, Editora Vozes, publicou vários artigos em revistas acadêmicas.


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