sábado, 27 de outubro de 2007

PARA QUEM NÃO TEM VERGONHA DE RIR SOZINHO



por Sharon Ratis

Cem melhores crônicas (que, na verdade, são 129). Este é o título do recente livro de Mario Prata, capaz de fazer qualquer criatura passar por louca de tanto rir sozinha.
São 129 crônicas, apenas.Podia ser muito mais, uma vez que, ao acabar o livro, a vontade do leitor é de começá-lo de novo. A seleção foi feita por ele mesmo, entre trabalhos já publicados no Estadão, Revista IstoÉ, Revista Época, entre outros veículos de comunicação.

As crônicas estão divididas por temas: Palavras, Homem, Mulher, Sexo, Psicanálise, Crianças, Gente, Lugar, Objetos, Coisas, Portugal, Brasil e Copa do Mundo. Não há como destacar um tema em detrimento dos outros, pois todos são de dar câimbra no maxilar.

Para quem não conhece o autor, este livro é uma ótima apresentação. Quem já conhece, vai reconhecer várias crônicas, além de perceber o dom que Mario Prata tem de fazer a pessoa reler várias vezes a mesma crônica e dar risadas sempre nos mesmos pontos, pois, ao contrário de piadas e anedotas, seus escritos não perdem a graça quando são relidos.

O livro inteiro merece destaque. Por falta de espaço, somente uma crônica de cada tema é citada, apenas para o leitor sentir o clima: O amor de Tumitinha (descobre-se, aqui, a origem dos virunduns!), Bêbado: o amador e o profissional (em qual categoria você se encaixa ?), A mulher que fuma, Minha vizinha divina, maravilhosa, Culpa, Filho é bom, mas dura muito, Na estrada com Danuza, Vamos ver o comércio, nega ?, O casamento da prefeita e o sapato, Foi o criado-mudo quem contou (insuperável!!!), E o terceiro segredo, hein ?(não dá para conter a gargalhada, no final), Semana Santa: Cristo nos palcos (ele jura que é verdade) e Pondo a boca na corneta, sobre uma de suas paixões, o futebol.

O que você está fazendo aí, sentado, que ainda não correu à livraria mais próxima ? Você não gosta de risadas ?

Em tempo: o prefácio é do Luis Fernando Veríssimo.

Nenhum comentário: